essência da fotografia

No dia 31 de Agosto de 2011, fiz um ensaio fotográfico com base numa pergunta que fazem muitas vezes aos fotógrafos: "Se tivesse que escolher uma objectiva, qual seria?". A resposta muitas vezes dada é a 50mm. Também seria a minha opção, simplesmente porque é a distância focal mais próxima do nosso ângulo de visão. Com base nesta escolha, parei num cerrado muito seco, nas 5 Ribeiras, com um tanque cisterna cheia de água, este contraste serviu de motivo para trabalho. A luz disponível era muito escassa e difusa, comecei com ISO 800, aberturas de f/2.2 e velocidades 1/60, e, acabei com o ISO nos 3200, aberturas no limite dos f/1.4, com velocidades muito baixas 1/13, sem recurso a tripé.
Com estas limitações todas, posso afirmar que foi um exercício que me fez regressar aos meus tempos de descoberta da fotografia, com a minha Olympus OM-2 e a sua fiel objectiva 50mm f/1.4. Obrigou-me a procurar outro tipo de enquadramentos e emoções. Recomendo o exercício...










Comentários

  1. Parece-me um exercício muito interessante. Também tenho uma 50mm 1.4 em casa, mas no meu actual corpo, ela é uma 75mm 1.4, o que torna o exercício algo diferente. Por outro lado, tenho uma 20mm 2.8.
    Em todo o caso, hei-de fazer esse teste.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares