São Miguel à noite!
Já à muitos anos que sonhava fotografar São Miguel à noite, que eu saiba nunca ninguém tirou! Por isso esta vista é única e com estreia mundial :-)
Em primeiro plano vemos a ilha Terceira, com a Ribeirinha em evidência, à esquerda, e, à direita, temos o ilhéu das Cabras. Ao fundo vemos São Miguel, que se encontram a uma distância de 120km a 150km, com as suas luzes. Encostado à direita, próximo do horizonte temos um barco em movimento. Consegue-se ver a ilha de uma ponta a outra. Tirada na Serra de Santa Bárbara, o ponto mais alto da Terceira, num dia excepcional com uma excelente visibilidade. Caso partilhei esta fotografia, agradeço que mencionem sempre a fonte e o seu autor. Obrigado.
Em primeiro plano vemos a ilha Terceira, com a Ribeirinha em evidência, à esquerda, e, à direita, temos o ilhéu das Cabras. Ao fundo vemos São Miguel, que se encontram a uma distância de 120km a 150km, com as suas luzes. Encostado à direita, próximo do horizonte temos um barco em movimento. Consegue-se ver a ilha de uma ponta a outra. Tirada na Serra de Santa Bárbara, o ponto mais alto da Terceira, num dia excepcional com uma excelente visibilidade. Caso partilhei esta fotografia, agradeço que mencionem sempre a fonte e o seu autor. Obrigado.
Incrivel São Miguel aqui tão perto, mas não creio que seja a ilha de ponta a ponta. Aqui dos anjos em Santa Maria mal conseguimos ver São Miguel de ponta a ponta que fica mais perto. Acho que deve de ser uma parte de São Miguel.
ResponderEliminarVou divulgar. Obrigada
De onde esta foto foi tirada é possível ver S.Miguel de uma ponta à outra porque foi tirada a partir do ponto mais alto da Terceira. A partir dos Anjos em Santa Maria não se vê S.Miguel de uma ponta à outra porque se está junto ao mar. Também de S.Miguel há muitos sitios de onde não se vê Santa Maria de uma ponta à outra, não por estar a grande distância mas porque é preciso estar a uma altitude razoável. Tem a ver com a curvatura da terra.
ResponderEliminarOlá, esta fotografia foi tirada lá em cima, na Serra de Santa Bárbara, com altitude de 1000m, por isso acredito que deve aparecer a ilha completa. Claro que isso depende também da visibilidade, já houve dias, que só via a zona das 7 Cidades. abraço.
EliminarEsta foto é de facto espectacular... e eu que já tinha visto São Miguel de dia da serra da Ribeirinha.
EliminarBonita foto.
ResponderEliminarCumprimentos,
Luís Henriques
Obrigado Luís, abraço. AA
EliminarÉ impossivel ser São Miguel, São Jorge é bem provável, São Miguel é impossivel ser visto da Terceira!
ResponderEliminarOlá Andreia, a fotografia responde à questão. :-)
EliminarÉ possível sim Andreia uma vez que Sao Jorge está na direcção do Monte Brasil, ou seja, é do outro lado. Na posição desta foto não duvido nada que seja São Miguel. Foi um apanhado fantástico António. Nunca vi algo assim. Parabéns!!
EliminarObrigado Luís.
Eliminarabraço, AA
Bela foto...
ResponderEliminarQuanto à menina andreia... no comment!
São Jorge é do lado oposto.
Parabéns
Sr. António Araújo: Estou maravilhado com esta foto. Feb 27 2012 17:33pm.
EliminarObrigado, de facto é algo fascinante :-)
EliminarParabéns pela foto! Nesse dia também fui ao topo da serra de santa bárbara e consegui ver s.miguel perfeitamente a meio da tarde!
ResponderEliminarS. miguel so costuma estar visivel de manha o que torna o dia 26 de fevereiro uma raridade pois a ilha esteve visivel todo o dia ... e de noite como o nosso grande fotografo Antonio Araujo teve a honra de fotografar.
Parabéns mais uma vez e continue a tirar fotos maravilhosas como esta!
Obrigado, realmente visto dessa maneira, o dia 26 foi pouco comum, sempre com a presença dos nossos amigos no horizonte.
Eliminarabraço,
AA
Espectacular António!
ResponderEliminarQuanto a ser São Miguel, não resta dúvidas! De facto tenho apenas alguma dúvida na captação de toda a ilha, pois estive a ver o mapa dos Açores e pelo enquadramento (tirando da Serra de Santa Bárbara), penso que aquilo deve ser a zona dos Ginetes, Mosteiros e Bretanha, ou seja, a zona oeste da ilha. De qualquer forma até poderá apanhar uma parte dos lados da ilha e se calhar da zona norte. Será? Está aberto o debate!
Mais uma vez António, parabéns! Valeu o frio que devia estar na Serra de Santa Bárbara!
Abraço.
Mário Santos
Obrigado Mário.
EliminarQuanto à questão, vou fazer uma pesquisa e vou preparar um post para esclarecer de forma rigorosa.
grande abraço,
António
Há pouco tempo vi noutro blog uma foto de S. Miguel visto da Terceira e fiquei espantada. Vivo em S. Miguel e não julgava ser possível. Aqui conseguimos ver Santa Maria a partir do lado sul da ilha, mas a Terceira nunca pensei ser possível, e muito menos de noite, como esta foto que nos apresentas, que está fantástica. Excelente captura e sentido de oportunidade. Parabéns António! Já agora, a título de curiosidade, que lente usaste?
ResponderEliminarOlá, a objectiva foi uma 300mm f/4.0 da Canon, com a 5D Mkii.
EliminarTemos que começar a ver agora é do vosso lado para cá.
:-)
Tenho algumas duvidas que seja s.miguel, pq onde dizes ser um barco em movimento, quando se amplia a foto, parecem ser dois, fica a ideia que é uma montagem, se nao for esta de parabens excelente foto
ResponderEliminarOlá, é legitima a sua dúvida, a única coisa que posso afirmar é que não há qualquer montagem. O barco tem várias luzes, 4, a de baixo mais larga, branca, seguido de uma muita fina azul e mais duas finas brancas que se tocam. A imagem original têm 21mpx, naturalmente com mais detalhe.
EliminarOutra coisa que posso dizer, a bem da fotografia, é que o meu trabalho não está associado a essa forma de estar na fotografia. Se manipular, será sempre de forma assumida. abraço.
EliminarNão fui mandatado para defesa do autor desta fotografia, mas fico um bocado irritado com esta suspeita de "montagem"! Apenas a tolero pelo facto de talvez não conhecerem o fotógrafo, pois o seu trabalho (de que vou acompanhando à distância e do qual sou grande apreciador)fala por si!!!
ResponderEliminarQue haja espanto, eu também o tive quando vi a fotografia, mas fiquem apenas pelo espanto e admirem esta fotografia!
Obrigado Mário, pela as palavras e tolerância :-)
Eliminarabraço,
António Araújo
Nada de agradecimentos António, apenas quero "esclarecer realidades"!
ResponderEliminarAbraço.
Olá, obrigado pelo esclarecimento,tenho conhecimento que se vê SMiguel, mas parecia-me que era só de madrugada e quando a manha está muito aberta e só de inverno, pois já consegui ver da ribeirinha, mas à noite nunca pensei, mas agora vejo que sim, excelente fotografia, está de parabens.
ResponderEliminarExcelente fotografia. Parabéns.
ResponderEliminarSerá possível partilhar qual o equipamento usado, especialmente a lente!
Cumprimentos.
è uma foto mt bonita mas não é S. Miguel, é a ilha de S. Jorge.
ResponderEliminarObrigado pela apreciação à fotografia, em relação ao resto, não conhece muito bem a ilha Terceira e São Jorge, pois iria perceber logo que não se consegue ver os ilhéus deste ângulo com São Jorge. Basta ir ao google earth ou maps da google e terá a resposta.
EliminarNem sabia qe se conseguia ver S. Miguel da ilha Terceira :O
ResponderEliminarÉ curioso :)
A foto tá muito bonita :)
ISTO É UMA MONTAGEM DA TERCEIRA NAO SE VE SAO MIGUEL EM COMPRIMENTO SO A PONTA
ResponderEliminar