Procissão dos Abalos

O primeiro contacto que tive com esta procissão foi em 2005, desde essa altura que volto com frequência para fotografar. Quando sentir que tenho material suficiente, pretendo realizar um livro, sem pressas. Ainda gostaria fazer um pequeno documentário, talvez no próximo ano.
Informação disponível no site da Junta de Freguesia do Raminho:
"Iniciou na noite de 1 para 2 de Junho de 1867, e durante muitas semanas, a intensa actividade sísmica continuou e só terminando cerca de um mês depois, tende provocado grandes danos na freguesia do Raminho. Logo a seguir, iniciou-se uma erupção submarina à cerca de 9 milhas naúticas da Ponta da Serreta, na área adjacente à Baixa da Serreta, hoje conhecida por Vulcão da Serreta. A erupção estendia-se por uma faixa de mais de 2,5 milhas naúticas de comprido e também terminou cerca de um mês depois. Aconteceu no mesmo local onde ocorreu a recente erupção de 1998 e 1999.
Após os feitos de 1867, estes deram origem a “Procissão dos Abalos” que se realiza todos os anos no dia 31 de Maio. A referida procissão tem aspecto diferente daquelas que se realizam na ilha, esta realiza-se em silêncio, transporta-se apenas as coroas e bandeiras do Divino Espírito Santo, e os participantes vestem as suas roupas de trabalho. Chegados ao alto do Biscoito da Fajã, local em frente ao ponto do mar onde se deu a erupção, celebra-se uma missa campal com sermão e pede-se misericórdia . A procissão regressa então à igreja do Raminho, com os participantes a ficar nas suas casas à medida que a procissão vai passando."




Comentários

Mensagens populares