Nevoeiro

Fiquei impressionado com estas nuvens que estavam por cima de Angra, este é o aspecto delas quando estamos no meio do nevoeiro!


Comentários

  1. joão Bendito, Lincoln, California.4 de maio de 2013 às 00:27

    Quem sou eu para criticar???? Mas do mesmo modo que não me canso de dar elogios, também devo dizer que não gosto do pormenor da torre da igreja em plano inclinado. Imagino que seja... disturção da lente?

    ResponderEliminar
  2. Realmente toda a imagem à esquerda da Igreja está algo distorcida. Algo que a edição da imagem não poderia corrigir? Digo eu, não sei...
    Espero que o autor se prenuncie.
    Cumprimentos,
    Luís Silva

    ResponderEliminar
  3. Caro João e Luís, de facto uma das desvantagens de uma super grande angular é a acentuação da perspectiva nos extremos da imagem, que foi o caso desta fotografia!
    Para este tipo de situações temos 5 possibilidades: a primeira e mais fácil, não incluir este tipo de elementos verticais na composição; segundo, a incluir, ficar mais no centro da composição, onde o efeito é menos notado; terceiro, corrigir mais tarde no tratamento da imagem; quarto, e solução mais cara, usar uma objectiva "tilt-shift", que permite a correcção da perspectiva; e por fim, a quinta possibilidade, assumir o efeito óptico da objectiva, que foi o que eu fiz.
    Para mim era importante a inclusão da igreja, pois é um elemento de referência para identificar São Mateus,além disso, tento evitar alterações à fotografia após a sua captura. Não quer dizer que nunca o tenha feito, mas tento não ir por aí por principio.
    Lembrei-me agora, que havia ainda uma sexta possibilidade, realizar uma sequência de fotografias, com orientação vertical, usando uma objectiva 50mm, por exemplo, e depois criar uma panorâmica a partir daí.
    Espero ter ajudado, abraço aos dois.
    António Araújo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares